quinta-feira, 10 de maio de 2007

Dieta Mediterrânea


Após um estudo publicado no Journal American Medical Association com cerca de 1500 idosos europeus a dieta Mediterrânea ficou conhecida como uma das mais saudáveis dietas já existentes.

A região mediterrânea, formada por países de três continentes diferentes - Itália, Espanha, Grécia, Iugoslávia, França e Albânia (da Europa), Egito, Líbia, Tunísia, Argélia e Marrocos (da África), Turquia, Israel, Síria e Líbano (da Ásia) - representa uma região onde se alimenta e vive de maneira saudável.

Características geográficas, como o clima e o solo, influenciaram a agricultura e consequentemente a alimentação nestas regiões. Nestes países há alto consumo de frutas, hortaliças (verduras e legumes), cereais, leguminosas (grão-de-bico, lentilha), oleaginosas (amêndoas, azeitonas, nozes), peixes, leite e derivados (iogurte, queijos), vinho e azeite de oliva, além do baixo consumo de carnes vermelhas, gorduras de origem animal, alimentos processados e doces.

Você que é europeu concorda com estes fatos? E você que não é europeu, já tentou se adequar a uma dieta mediterrânea?

Leia mais sobre: http://www1.uol.com.br/cyberdiet/colunas/010301_nut_dietamediterranea.htm

3 comentários:

Vicência B. P. Cheib (Vic) disse...

Ei meninas!! Olha que coincidência, eu abri um blog e a Maria Rita me falou que vocês tinham um!!! Vamos trocar figurinhas. Adorei as informações de vocês. Dêem uma olhada lá no meu. http://viccheib.blogspot.com
Usamos o mesmo design de página porém com cores diferentes...espíritos amigos...bjs

Nutrição em Foco disse...

Há diferenças culturais, físicas, geográficas e alimentares muito grandes!

Talvez se revisada com muita atenção e adequada de verdade ao perfil brasileiro, mas de outro jeito, podemos incorrer no problema de deficiências nutricionais.

Ministério disse...

Tem hipertensão ou diabetes? Saiba quais os passos para ter acesso gratuito aos medicamentos para diabetes e hipertensão do programa Saúde Não Tem Preço. É bem simples: http://bit.ly/fo18fc.
Siga-nos no Twitter e fique por dentro desta campanha: www.twitter.com/minsaude
Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br ou www.formspring.me/minsaude
Obrigado,
Ministério da Saúde