Se você quisesse emagrecer, você procuraria um nutricionista ou um médico?
Esta é a primeira pergunta que os brasileiros fazem quando querem emagrecer. Muitos pensam que o plano alimentar de um nutricionista não funciona, porque é repetitivo e cansativo; além disso, pensam que o médico sempre sabe mais sobre alimentação e nutrição que o próprio nutricionista.
No Brasil, é comum um certo atrito entre as duas profissões, já que alguns médicos acreditam que sabem mais do que os nutricionistas e alguns nutricionistas acreditam que são médicos. Parece que eles ainda não perceberam que o paciente precisa do conhecimento de ambos para receber o melhor tratamento; por isto, este deve ser transdisciplinar (todos os profissionais relacionados com a saúde do paciente, devem trabalhar em conjunto; dando opiniões e discutindo o assunto).
O Ato Médico é um dos exemplos de um dos conflitos entre médicos e outros profissionais da saúde. O que acontece é que os médicos estavam sendo retirados dos grupos transdisciplinares que trabalhavam com a saúde, para baratear os custos. Assim, se o Ato fosse aprovado, todos os casos relacionados à saúde teriam que ser vistos primeiramente pelos médicos e ter sua aprovação.
Queremos deixar claro que nenhum dos lados desse conflito está totalmente correto. Entã0 se você quiser emagrecer, porque não procurar um médico e também um nutricionista?
Deixe sua opinião!