sexta-feira, 23 de março de 2007

Dieta da Proteína


A dieta da proteína é conhecida por incentivar o paciente a cortar todo o tipo de carboidrato que ele pode consumir, e iniciar o consumo de proteínas para emagrecimento. Nesta dieta há perda de peso (existem pacientes que conseguem perder cerca de 10 kilos em 1 mês), mas de maneira não saudável.


Uma das dietas mais conhecidas e que segue esta idéia é a polêmica Dieta de Atkins, que incentivava o consumo de gordura e proteínas ao invés de carboidratos.


A falta do carboidrato faz com que o organismo busque outras fontes de energia, como a gordura e a proteína, e esta busca permite a perda de peso. Porém o tecido cerebral necessita de glicose para realizar suas funções e, para suprir esta necessidade, é iniciada a produção de corpos cetônicos, que são originados da quebra de lipídios. O excesso de corpos cetônicos é tóxico ao organismo, podendo causar danos sérios como intoxicação e até mesmo estado de coma.


Além destas desvantagens, uma vez que o indivíduo resolve reiniciar a ingestão de carboidratos o organismo volta a ganhar peso pois esta dieta não promove a reeducação alimentar, que é o que o nutricionista deve ensinar ao seu paciente.


Qual é a vossa opinião? Já realizou algum tipo de dieta parecida com esta? Comente aqui!

Um comentário:

Anônimo disse...

Vejo que essa dieta não contribuem nutricionalmente para a saúde do individou. Cada grupo alimentar tem suas recomendações diárias a serem engeridas... Reguladores, contrutores e Energéticos que são uns dos mais importantes. a ausência de qualquer grupo alimentar irá trazer pejuizos para a saúde do ser humano, e a restrição de HC fará seu corpo lançar mão de outros substratos para fazerem seu papel que são as gorduras e proteinas que o consumo desquelibrados desses nutrientes principalemente das lipidios irá ser armazenado em forma de gorduras. Diante mão antes de fazer o uso dessas dietas da moda procure um nutricionista para as devidas orientações.