quinta-feira, 15 de março de 2007

Dieta do Tipo Sanguíneo


"A "Dieta do Tipo Sanguíneo" iniciou com os estudos do médico Naturopata Dr. James D'Adamo que publicou seu primeiro livro em 1982. Esta dieta teve um grande impulso com a publicação, pelo seu filho, também médico Naturopata, Dr. Peter J. D'Adamo, em 1996 do livro "Eat Right For Your Type" onde o autor mostrou algumas correlações históricas, antropológicas e fisiológicas dos tipos de sangue A, B, AB e O com os alimentos, com a personalidade e com o estilo de vida."

Esta dieta é uma das mais discutidas dietas dos últimos anos. Devido à seu conteúdo e ideologia polêmica ela ainda divide opiniões de nutricionistas do mundo inteiro.

No livro, que agora foi relançado no Brasil em 2005, o autor apresenta dados científicos e históricos que apresentam o porque desta dieta ser considerada por muitos uma dieta ideal. O autor afirma que o tipo sanguíneo foi sofrendo modificações de acordo com a mudança dos hábitos alimentares humanos (passando de caçadores carnívoros para nômandes consumidores de cereais), fazendo com que cada tipo de sangue apresentasse necessidades particulares de macro e micronutrientes e de tipos de alimentos.

Apesar de apresentar afirmações que parecem ser coerentes esta dieta ainda não pode ser considerada a dieta ideal: não existem estudos que comprovem a eficiencia de adaptar a dieta ao tipo sanguíneo de cada ser humano. A maioria dos nutricionistas brasileiros são contra este tipo de dieta, porém muitos apoiam a idéia e existem professores que ensinam esta dieta como a ideal em faculdades reconhecidas em todo o país.

A nossa opinião é de que há alguns alimentos que podem ser prejudiciais à saúde de alguns pacientes, mas isto não se correlaciona com seu tipo sanguíneo, e sim com a particularidade de cada um, e por isto cada dieta feita por um nutricionista deve ser individual e relacionada com as necessidades de seu paciente, e não generalizada para um grupo já estabelecido.

Leia mais sobre a Dieta do Tipo Sanguíneo do Dr. James D'Adamo neste link: http://www.medicinacomplementar.com.br/estrategia_nutrologia_dietagruposang.asp

E deixe aqui vossa opinião sobre uma das dietas mais polêmicas dos últimos anos!

3 comentários:

Anônimo disse...

essa dieta é muito ridicula

Anônimo disse...

como um renomado nutrolago que sou, posso dizer q essa dieta nao tem nenhum fundamento cientifico, entao declaro q é muito mais muito ridicula

Anônimo disse...

Parece interessante, porém não acho que uma dieta segundo o tipo sanguíneo interfira no emagrecimento.