segunda-feira, 26 de março de 2007

Médicos X Nutricionistas


Se você quisesse emagrecer, você procuraria um nutricionista ou um médico?


Esta é a primeira pergunta que os brasileiros fazem quando querem emagrecer. Muitos pensam que o plano alimentar de um nutricionista não funciona, porque é repetitivo e cansativo; além disso, pensam que o médico sempre sabe mais sobre alimentação e nutrição que o próprio nutricionista.


No Brasil, é comum um certo atrito entre as duas profissões, já que alguns médicos acreditam que sabem mais do que os nutricionistas e alguns nutricionistas acreditam que são médicos. Parece que eles ainda não perceberam que o paciente precisa do conhecimento de ambos para receber o melhor tratamento; por isto, este deve ser transdisciplinar (todos os profissionais relacionados com a saúde do paciente, devem trabalhar em conjunto; dando opiniões e discutindo o assunto).


O Ato Médico é um dos exemplos de um dos conflitos entre médicos e outros profissionais da saúde. O que acontece é que os médicos estavam sendo retirados dos grupos transdisciplinares que trabalhavam com a saúde, para baratear os custos. Assim, se o Ato fosse aprovado, todos os casos relacionados à saúde teriam que ser vistos primeiramente pelos médicos e ter sua aprovação.


Queremos deixar claro que nenhum dos lados desse conflito está totalmente correto. Entã0 se você quiser emagrecer, porque não procurar um médico e também um nutricionista?


Deixe sua opinião!


3 comentários:

Anônimo disse...

Concordo que talvez nenhum dos dois lado tenha razão mas no campo de alimentação humana ninguém melhor que um nutricionista pois ele estuda só para isto já o nutrológo é um cara que cursa medicina e se especializa em nutrição.

Unknown disse...

discutir o ato medico é gerar polêmica na certa, mas hé casos que a obesidade é gerada por doenças metabólicas (síndrome de cushing, hipotireoidismo, DM , etc). por isso DEVE SER MULTIDISCIPLINAR A ABORDAGEM. o nutricionista não tem formação profissional nem o compete diagnosticar e prescrever medicações.
existem medicações para tto de obesidade (até antidepressivos) que em alguns casos pode ser necessário, logo a participação do médico eh fundamental

deve existir consenso entre os profissionais da saúde, e os interesses de classe não podem ultrapassar os interesses do pcte.

Anônimo disse...

Na verdade, temos que melhorar é o hábito do brasileiro.Temos que ir ao médico e ao nutricionista desde criança.