segunda-feira, 19 de março de 2007

Nutricionista acima do peso?



A exigência de se ter um corpo perfeito, ultrapassa no Brasil vários limites. Os pacientes chegam ao ponto de deixar de ir à clínicas de emagrecimento e se consultar com um nutricionista, quando este está acima do peso. Para eles é inadimissível que um profissional dessa área não tenha um corpo perfeito.

A maioria das pessoas pensa que, se o profissional não consegue cuidar da própria alimentação, como será responsável pela dieta de outras pessoas? Será que ficariam acima do peso como ele, ou será que não conseguiriam emagrecer?

Já o profissional pode pensar que esse não é o problema, e isso pode até ser a solução, já que ele entende e vivencia o problema do paciente, podendo assim chegar a um resultado melhor.

Portanto, quem na realidade está certo, o profissional ou o paciente? Ou nenhum dos dois? Você se consultaria com um nutricionista acima do peso?

Deixe a vossa opinião!

3 comentários:

Bebiana Beça / Eliana Beça / Ivo Fernandes disse...

O lema de nutricionista com excesso de peso pode ser: "Olha para o que eu digo, não para o que faço". No entanto, se eu fosse o doente daria menor credibilidade a um nutricionista deste tipo. Pois como quer ele pôr-me bem, sem ter atenção com ele próprio e sabendo os riscos que implica ter o tal excesso de peso? Como pode ter a coragem de dizer à pessoa com excesso de peso que corre riscos de hipertensão, diabetes, AVC? Caso o diga, a pessoa pode perguntar-lhe:"E você, é imune a isso tudo?" É muito esquisito, mas como futuros nutricionistas vamos tentar manter uma imagem ideal aos olhos dos nossos doentes. Pode ser uma maneira de os incentivar. Quando dizem que o nutricionista "gordinho" compreende melhor o doente obeso, acho que não é verdadeiro! Todos nós sabemos que cumprir um regime alimentar não é nada fácil, porque comer é dos maiores prazeres do Homem!

Anônimo disse...

Não só o peso ideal mas a manutenção da saúde, da mente e do corpo, é importante para o Nutricionista que quer credibilidade pelo seu trabalho.

Andreia Torres disse...

Ei meninas voltem a escrever!
Abraços,
Andreia Torres
Nutricionista

www.dietadanutricionista.blogspot.com