domingo, 18 de março de 2007

Padrões de Beleza


A busca pelo corpo perfeito faz com que muitos brasileiros busquem métodos de emagrecimento muitas vezes equivocados, mas com rápidos resultados. Mas, de onde vem essa busca?

Uma das justificativas seria a influência da mídia, que "obriga" a todas as mulheres, mesmo as mais novas, a terem o corpo como os das atrizes e modelos. Elas devem ser magras, altas, mas ao mesmo tempo devem apresentar curvas, já que a mulher brasileira é mundialmente famosa por ter o corpo delineado. A imagem que se passa é que ser bela nos dias de hoje é o mais importante, já que assim se alcança o sucesso.

Em Portugal esse fato também acontece? Será mesmo que a mídia tem alguma responsabilidade? Existem outras justificativas?


Por favor, deixe a vossa opinião. Obrigada!

2 comentários:

Anônimo disse...

Em cada época, um perfil de beleza é estabelecido. Veja os padrões de beleza dos quadros da época do Renascimento: todas eram gordinhas... Naquela época, os quadros eram um tipo de mídia em que era divulgado esse padrão de beleza. Agora, com os meios de comunicação muito mais rápidos - televisão, revistas, jornais, internet - os padrões de beleza das modelos são gravados nas mentes das pessoas.
Acredito que esse seja um fenômeno global e, apesar de não ter vivência em Portugal, acho que as portuguesas também se sintam prisioneiras desse padrão de beleza.
As brasileiras são especialmente susceptíveis porque, como foi dito, são curvilíneas e calipígias...

Willes

Anônimo disse...

Muito interessante o relato. Com certeza, há a influência da mídia e também está diretamente ligado com a cultura dos países.
Acho que não só no Brasil mas como em todos os países, todos têm um padrão de beleza e para segui-lo buscam dietas de todos os tipos levando as pessoas a ficar com a saúde comprometida, pois na maioria dos casos não procuram um nutricionista.